quinta-feira, 21 de julho de 2011

O SARAU DA COOPERIFA NÃO É UM LUGAR, É UM SENTIMENTO


O SARAU DA COOPERIFA É QUANDO A POESIA

DESCE DO PEDESTAL E BEIJA OS PÉS DA COMUNIADE.


SERGIO VAZ





fotos: Viviane de Paula

Povo lindo, povo inteligente,


é difícil explicar para quem nunca foi, o que é o Sarau da Cooperifa, não é apenas um lugar é um sentimento. è uma nova forma de se abraçar, de se respeitar. Um jeito diferente de amar o lugar onde a gente vive, é o respeito pela periferia, pelas pessoas que moram lá, pelas pessoas que passam por lá, com um olhar solidário.

Estamos refundando a amizade, valorizando a troca de olhares, de ideias, comungando a palavra. Ora em silêncio, ora em aplausos. Porque literatura é a celebração das palavras, o resto é gente fácil que fala difícil.

Sim, porque lá se pratica a poesia, a comunidade. Sem esse amor, não vale a pena fazer sarau. E isso tem que ser dividido, divulgado, para que nunca mais falte poesia na mesa dos trabalhadores do país.

Poesia, periferia, incentivo à leitura e formação de público, é disso que estou falando.

É disso que nós somos feito. É isso que nos move, comove. É disso que é feito o Sarau da Cooperifa. E foi tudo isso que aconteceu ontem. Pergunte a quem foi.

"Nesse país cheio de machados se achando serra elétrica, neste instante nós somos a poesia: esta ávore de raízes profundas regada com a água que o povo lava o rosto depois do trabalho."




Um beijo.


Sergio Vaz

Vira-lata da literatura




Lugar maravilhoso (até quem não gosta vai)




O lado de fora



Cooperifa é família



A Massa Cooperiférica



O silêncio é uma prece



Poesia é tudo na nossa vida





Ligia




O Sarau da Cooperifa é tema de prova na escola



Rose e Tati Ivanovich (do lado de ca)



Casulo



Ricarda





Ô lugar!



Renan (Inquérito)



Gladiadores do sarau



Alípio Freire

5 comentários:

  1. Adorei,me convide para o próximo!Fiquei sabendo ao acaso.

    ResponderExcluir
  2. Rose Dorea - COOPERIFA22 de julho de 2011 às 07:25

    Todo nação precisa de um líder!!! Que tenha sensibilidade, sinceridade e gestos nobres. E que com tudo isso consiga acordar seu povo. E isso a COOPERIFA tem!!! Há dez anos, ele acorda seu povo para o milagre da poesia, literatura e da amizade. Valeu Poeta

    ResponderExcluir
  3. É, Cooperifa é um sentimento, sentimento esse que muitos ainda não aprenderam a respeitar, primeiramente vem o respeito por si mesmo e pelos outros, depois o afeto pelos outros e por si mesmo, depois vira poesia pura.
    De Lourdes

    ResponderExcluir
  4. Sua escrita exala o que é sempre o Sarau da Cooperifa. Quem não conhece, sente. É sentimento e realmente nossa intensa comunhão, nesse momento ficamos tocados, dedicados e entregues a energia que rege esse maravilhoso Sarau. Minhas emoções se multiplicam a todo tempo, vivendo e revivendo. Tenho comigo, que a Cooperifa é a tatuagem da alma. E eu, sou feliz todo dia por isso!
    Viviane de Paula

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou professora, moro em Curitiba, e tive a oportunidade de conhecer a Cooperifa nesse dia e até saí nas fotos!! Foi uma experiência marcante, inesquecível. Relatei minhas impressões no meu blog: http://proximaaula.blogspot.com/
    e coloquei um link para o seu blog, espero que não se importe.
    Que trabalho maravilhoso. Voltei pra casa inspirada, com vontade de ler poesia e passar isso para meus alunos. Obrigado!

    ResponderExcluir