quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O ESPÍRITO DO GANDHI BAIXOU NO SARAU DA COOPERIFA

.

Povo lindo, povo inteligente,
.
o espírito do Gandhi baixou no sarau da Cooperifa, e digo porque, ontem 200 pessoas foram contempladas com a autobiografia do "Gandhi" 436 págs. doados pela Editora Palas Athena.
Não dá para descrever uma noite como essa, mas eu vou tentar.
Imagine vocês, uma noite muita fria e de garoa, em São Paulo, mais de 200 pessoas estavam reunidas num bar, na periferia da zona sul, para ouvir e falar poesia, e se já não bastasse todas as noites mágicas do Sarau da Cooperifa durante esses 9 anos de atividades culturais, se já não bastasse a presença dos alunos da EE Odete Maria de Freitas, de Embu das artes, dos professores do CIEJA, das amigas do teatro "Obscena - BH", dos professores do Eugênio Mariz, dos quase 50 poetas da Cooperifa e da comunidade (nossa razão de ser) , ainda foram distribuidos livros do "Gandhi" gratuitamente. Não é da hora?
Sim, porque o Sarau da Cooperifa, já disse e repito, é um lugar onde nasce novos poetas e escritores, mas o nosso foco sempre foi, novos leitores. Tabalhamos sempre com a perspectiva de fomentar à leitura, o acesso ao livro, à palavra.
O Sarau da Cooperifa também acredita que literatura não deve ser uma coisa sagrada, onde só os poucos eleitos tenham acesso. E temos a certeza que não deve ser uma coisa chata, ranzinza, tratada com muita cerimônia, assim sendo, todas as quartas-feira nos reunimos para celebrar a literatura, para profanar as palavras, e libertar os poemas que adormecem em nossas cabeças.
Acredito que todo mundo tenha dentro de si um poema, um conto, uma prosa, um romance, um cordel, o Sarau da Cooperifa é onde se põe tudo isso pra fora. Por isso a magia. É esse o segredo: amor às pessoas, à quebrada e à poesia.
Nunca fizemos nada por frustação, somente por amor, é por isso que a gente erra muito, é por isso que de vez em quando a gente acerta. Ontem foi uma noite que nós acertamos, e isso nos deixa muito feliz.
Desculpem pelo ufanismo, mas é que sou do tempo em que poucas coisas boas aconteciam na periferia, e hoje, ver tudo isso acontecendo e saber que a gente tem responsabilidade nisso, é mais que da hora, é do caralho!
.
Periferia + livros = Sarau da Cooperifa.
.
Obrigado por esta noite inesquecível. À Ed. Palas Athenas, minha gradtidão.
.
Sérgio Vaz
Vira-lata da literatura

Livros na mão: Evolução da quebrada!

Armas em punho
Garoa de livros












4 comentários:

  1. É meus amigos poemáticos e literáticos, foi emocionante ver tanta gente erguendo as mãos com o livrão na mão. Uma dissonante entre o céu e a terra e o saber que emana dos livros, não podia formar melhor imagem registrada na mente de quem esteve lá e na momória da maquina fotográfica que ganhará o mundo.

    ResponderExcluir
  2. É Ghandi, Fazendo sua cabeça !!!
    Era pra ter colado. Não deu...
    Mais uma vez parabéns..
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Deve ter sido lindo como sempre!!!
    Eu só não fui por que estava sem dinheiro da condução! Mas da onde eu estava fiquei mentalizando energia positiva!

    ResponderExcluir
  4. A cooperifa é como diz, é mais que um movimento, é um sentimento. E todo sentimento,contagia e o mais valioso é que, o nosso é de amor a tudo que compõe a cooperifa, a arte, a literatura, a acomadação das pessoas, a arrumar as cadeiras, a comunidade, a somar, contribuir, enfim, faz parte de nossa vida, faz parte a espera por cada pedacinho que forma essa corrente, faz parte planejar, sonhar e o mais intenso acreditar, eu acredito. Somos privilegiados pela grandeza que nos cerca e pelo amor que nos fazem melhor a todo instante, a toda hora, e liberta para ação. O Sarau como "todos", foi mágico, porque nós queríamos que fosse e apostamos e acreditamos naquilo que fazemos. E você Sr. Poeta agradeço por isso, pelos corres, pela insistência e por acreditar em nós e socializar os sonhos, nada disso seria possível sem a sua iniciativa, sem a sua arte, sem segurar as mãos e compartilhar os passos.
    Viviane

    ResponderExcluir