quinta-feira, 1 de abril de 2010

VÁRZEA: COPA DA PAZ EM PARAISÓPOLIS

.
A favela do Paraisópolis localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, possui cerca de 80 mil habitantes e diversas ações e articulações comunitárias. Uma delas é o campeonato de futebol de várzea chamado Copa da Paz que nasceu com o objetivo de promover a paz no esporte e na região. Organizada pelo time Palmeirinha, fundado em 1973 pelo morador Chiquinho, que também responsável pelo setor de Esportes da Associação de Moradores e pela manutenção do campo de futebol da comunidade, a Copa da Paz completa em 2010 sua 3ª edição.
A competição reúne times de destaque do Paraisópolis – Portuguesa, Vasco, Internacional, o próprio Palmeirinha, entre outros. Além de times dos quatro cantos de São Paulo que já possuem uma trajetória de tradição no cenário varzeano, como o Vila Fundão representando o Capão Redondo, Vida Loka do Jd. São Luiz, Jd. das Palmas, 100 Querer da Vila Madalena e o Panela Problema.
A Copa tem duração de cerca de três meses e conta com o ex-jogador profissional Zé Maria como padrinho do campeonato, ele é o responsável pelo pontapé inicial da partida e também pela entrega dos troféus aos vencedores.
Desde a 2ª edição do campeonato, realizado em 2009, a Copa da Paz conta com o patrocínio do conhaque Dreher, ação que promoveu uma série de melhorias na infra-estrutura do evento e da área do campo – reforma dos bancos de reserva, pintura da Sede do Palmeirinha, etc. -, além das premiações em dinheiro para os times: 1ª colocado R$ 8.000,00 2ª colocado 3.000,00 e 3ª colocado R$1.000,00.
Este ano a Copa da Paz reúne 24 times dos quatro extremos de São Paulo para as rodadas que acontecerão aos sábados, a partir de 13H no campo de futebol da comunidade. A Abertura da Copa da Paz acontece no próximo dia 10 de abril, conta com um churrasco promovido pelo Dreher aos atletas e dirigentes de times, a partir de 13H.

Um comentário:

  1. Salve salve Sergio!!!
    To pasando para mandar um forte abraço do amigo Canu ( Vila Fundão!! Vamos almoçar na Sede da Comunidade Vila Fundão neste sabado saborear uma deliciosa feijoada e prestigiar um grande jogo entre Vilão Fundão e Palmeirinha na Semini finaldda Copa da Pazz??

    ResponderExcluir